1. Local: Ginásio e sala de informática.
2. Público alvo: 6º ano ou 5ª série.
3. Tema: Estudando as lutas com recursos tecnológicos.
4. Materiais necessários: Filmes, imagens da internet, materiais para registro, 1 computador para cada 5 pessoas, alguns convidados para oferecer as vivências práticas.
5. Tempo estimado: 6 aulas de 50 minutos cada.
6. Objetivos:
- Identificar, demonstrar e explicar as lutas conhecidas pela turma.
- Reconhecer as diferenças técnicas e táticas referentes às lutas.
- Comparar as características técnicas.
- Relacionar as lutas às suas origens sócio-históricas.
7. Justificativa:
Através das práticas em lutas, os alunos passam a integrar-se ao processo de movimento humano do qual fazem parte as lutas, compreendendo e tornando-se parte dele, ampliando os seus horizontes e mostrando a verdadeira dimensão do mundo. Por meio das lutas, é possível contribuir com outras áreas do conhecimento, realizando um trabalho interdisciplinar em que o aluno entrará em contato com a história de seu país e de outros povos e nações com culturas diferentes, com possibilidades de vivenciar movimentos novos e enriquecer a sua cultura corporal.
8. Metodologia:
1ª aula:
Solicitar aos alunos que organizem uma listagem com as práticas corporais por eles conhecidas, que tenham confronto entre adversários e envolvam o desequilíbrio, a imobilização ou a contusão. Informar que deverão manter um registro de todas as atividades ao longo dos trabalhos. Em roda de conversa, estimular os estudantes a descrever características das lutas mencionadas (vestimentas, locais de prática, regras etc.). Questionar o grupo a respeito da possibilidade de realização de vivências corporais de algumas das lutas citadas. A partir de explicações iniciais e com ajuda de alguns convidados, organizar algumas vivências práticas. Logo em seguida, indagar o grupo sobre as percepções, dificuldades e facilidades encontradas.
Explicar aos alunos que para a próxima aula, deverão trazer um vídeo em grupinhos de 4 à 5 pessoas sobre as lutas abordadas.
2ª aula:
Após a seleção de alguns filmes que abordam as lutas, propor para a turma assistir às imagens. Através dos vídeos assistidos, elaborar questões que estimulem os alunos a identificar características como: quem participa, quais as vestimentas utilizadas, como é o local da prática, quais as regras mais importantes, quais as táticas empregadas pelos lutadores, entre outras. A partir das respostas obtidas, promover uma discussão abrangendo as principais características das modalidades representadas. Questionar os alunos acerca das origens e dos grupos sociais praticantes.
3ª aula:
Elaborar coletivamente uma relação de tópicos que proporcionem uma análise mais detalhada das lutas. De posse desse instrumento, orientar os alunos a navegar por portais especializados. Para além dos mecanismos de busca, convém acessar os sítios das federações e confederações das diversas modalidades, nos quais estão disponíveis informações mais completas ou acessar alguns vídeos no Youtube. No retorno, os alunos podem socializar suas descobertas, registrando-as conforme a modalidade que pesquisaram. Na continuidade, retomar as vivências corporais com outro convidado, de atividades diferentes à da 1ª aula.
4ª aula:
Convidar um praticante de lutas para ser entrevistado pela turma e, se possível, demonstrar alguns movimentos. Preparar perguntas previamente. Estimular o grupo a fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre o tema. Organizar algumas vivências a partir dos movimentos apresentados (repetições de golpes, chaves, movimentos de esquiva, etc., conforme a luta abordada). Os alunos poderão recorrer à internet para aprofundar seus conhecimentos sobre a luta apresentada e elaborar um pequeno glossário contendo as técnicas e táticas mais utilizadas.
5ª aula:
Empregando os recursos disponíveis na escola ou obtidos por empréstimo pessoal, os alunos deverão elaborar um vídeo e um texto somando as atividades aprendidas e as tarefas feitas, colocando no vídeo todas as informações alcançadas, a origem da luta escolhida, as técnicas mais usadas, as vestimentas, e outros.
6ª aula:
Promover aos alunos que assistam aos vídeos criados. Após assistido os vídeos, criar uma história em quadrinhos com o que mais lhe chamou a atenção ao conteúdo aprendido.
9. Avaliação:
Analisar os registros dos trabalhos. Procurar identificar em que medida a assistência aos filmes, a discussão dos resultados da pesquisa e o contato com o praticante possibilitaram o aprofundamento dos conhecimentos sobre as lutas. De posse dos relatos finais elaborados pela turma, selecionar alguns e comentar, destacando as informações registradas.
Oi Bianca
ResponderExcluirSeu plano de aula está adequado a metodologia na Educação Física e o no propósito principal você apresentou o uso da ferramenta tecnológica como apoio e assim atendeu a proposta da atividade.
parabéns!
Marilda